Zeferina lança o single “Flor de Oxalá” com participação de Zudizilla

Em homenagem à Oxum e Oxalá, a cantora, compositora e poeta, Zeferina, lançou seu single “Flor de Oxalá”, que conta com a participação do rapper e compositor Zudizilla. A música ficou disponível a partir de hoje, 20, nas plataformas de streaming. O videoclipe tem sua data de lançamento previsto para 27 de agosto, no Youtube. A faixa é uma homenagem da artista aos orixás que regem este ano, nas religiões de matriz africana.

Inspirada no Afrofuturismo, a obra fala da união de Oxalá e Oxum, ambos guerreiros, mas que trazem paz. Fala do axé que os dois orixás trazem ao mundo através de suas mitologias e ritos espirituais. Dá ênfase e representatividade as vestes brancas usadas nas sextas-feiras que praticantes de religiões de matriz africana utilizam. Esse conceito é retratado como um ato de resistência em toda a estética do clipe, no figurino e na maquiagem que os dois artistas usam, a fim de combater a intolerância religiosa.

“a inspiração para escrever essa música veio da minha relação com a natureza e a observação na força que as ervas e que a água têm, as ervas são vida, a água é vida”.

A cantora fala sobre sua relação com a religião e a música:

“Busquei não fugir do que a Zefa me propôs, já que quando recebi a música a parte dela já estava pronta. Tentei trazer a mesma dinâmica para meu mundo, porque em meu caminho eu tenho a benção de Onisá e na qualidade de meu santo ele é também é bondoso, mas é principalmente implacável perante as más condutas.”

Flor de Oxalá foi produzida através de uma parceria da artista com o estúdio de comunicação, Inspiração 6, pelo projeto “Contra-Plano”, que objetiva auxiliar artistas periféricos nos meios audiovisuais. Este é o segundo single/clipe que Zeferina lançou este ano, o primeiro foi “São Jorge Guerreiro”, um feat com Tássia Reis, no Dia de São Jorge.

O primeiro álbum solo da artista será produzido pelo músico e produtor musical Léo Mendes, em colaboração com Mauricio Tagliari, diretor do selo ybmusic.

Zeferina

A cantora, compositora e poeta Zeferina nasceu em São Paulo, terra de Exu, onde a arte da palavra é ofá na ponta da língua (que em iorubá significa arco e flecha, artefato metálico sagrado). Renasceu em Oxum  (Orixá senhora da beleza, da fertilidade, do dinheiro e da sensibilidade), honrando toda sua herança preta ancestral. Como ela mesma se identifica, Zeferina é periférica, curandeira, cantadeira, letrista, performer, mãe solo e livregbt. Iniciou sua carreira nos saraus de “Literatura Marginal” e rodas de samba, cantando ao lado de grandes artistas da música brasileira.

Como quem já sabe para que veio ao mundo, hoje a cantora apresenta uma nova roupagem musical contemporânea capaz de levar aos mais jovens o conhecimento e força dos ancestrais, que simbolizam o renascimento da alma através da força da mulher negra no cenário urbano, a fim de combater o racismo, o machismo e a intolerância religiosa. Seu som é afrofuturista, retrata o divino, representa o feminino, inspira a potencialidade do que é sagrado nos extremos da periferia.

Promove a transformação explorando temas como a magia afro-brasileira e a força da mulher em busca de auto afirmação. “Invocar o poder de Zeferina significa a recuperação de uma memória subversiva em favor da luta das mulheres negras, pois “essa mulher tem poder”.

Zudizilla

Nas rimas de Zudizilla cabe o mundo. Do sul do Brasil o rapper despontou, mas cada vez mais vem abrindo novos espaços e rumos com uma produção arrojada e organicamente conectada às principais tendências sonoras do momento. Flertando com o jazz e a cultura hip hop, Zudizilla também bebe de referências e ideias da música popular brasileira, acentuando de modo preciso sua obra com o aqui e agora – ainda que para sua caneta, noções como passado, presente e futuro caibam todas num mesmo verso.

Acompanhe Zeferina

Spotify: https://open.spotify.com/artist/0R5sBkXY9VEYCpsheNOiDr

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC2MorvAYwJaI1aUf_FxNVBA

Instagram: https://www.instagram.com/zeferinaoficial/

Facebook: https://www.facebook.com/zeferinaoficial/

quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: