
A composição é inspirada nos valores ancestrais que fundamentam a religiosidade afro-brasileira
No dia 23 de Abril (sexta-feira), a poeta e cantora Zeferina, lançará um remix da faixa São Jorge Guerreiro. A faixa conta com a participação da cantora Tássia Reis e seu remix contará com um video clipe estrelando as duas cantoras que será lançado pelo selo musical Ybmusic.

Crédito: Lucas Coruja
Lançado estrategicamente no dia em que comemoramos o dia de São Jorge aqui no Brasil, Zeferina trará um remix da faixa São Jorge Guerreiro que vira acompanhada de um video clipe produzido por Caio Zan e que será lançado pelo selo Ybmusic. A música trata da brasilidade e do reconhecimento das nossas raízes afro-brasileiras, que nos ajudaram a criar nossa identidade cultural. Mais precisamente, a música trata da representação de São Jorge (Ogum), um dos santos mais populares em território nacional.
“Esta música retrata a fé que é evocada para superação de situações adversas da vida. A arte é cura e transcende através da música. A diversidade e a inovação são expansões nas travessias da nossa diáspora”, explica a artista.
Trazer uma linguagem mais moderna através de batidas mais eletrônicas e urbanas foi uma maneira de transparecer a maneira que a fé e a força dos ancestrais se mantem vivas em nosso cotidiano. Outra surpresa foi o anúncio da colaboração com a cantora Tássia Reis, grande destaque do R&B nacional atualmente e que representa um outro tópico importante, que é o foco necessário nas produções artísticas protagonizadas por mulheres negras e a importância da representatividade.
“A fé é aplicada diariamente. A maior batalha que enfrentamos, além das pessoais de cada um, é a intolerância religiosa que estamos presenciando. Acredito que Ogum e todos os Orixás estão conosco nesta revolução”, completa. “Tive muito cuidado em trazer minha visão pro som, me apresento como “filha do teu filho“ porque meu pai, Benedito, é de Ogum. Quis trazer, nesse momento de pandemia, algo que nos trouxesse força pra vencer e não desanimar, acredito que a fé é um combustível ou um acalanto, foi o que quis dizer na minha rima”, comenta Tássia.
O clipe com direção de Zeferina e do Coletivo Estúdio NOIS, faz parte da websérie NÓIS COM VIDA, filma artistas independentes e periféricos para mostrarem sua musicalidade. O projeto foi contemplado pelo Programa de Valorização a Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de São Paulo em 2019. No contexto atual a pandemia trouxe o isolamento social, que é muito triste, mas, ao mesmo tempo, a tecnologia trouxe essa aproximação, que faz com que pessoas do Brasil todo, possam conhecer melhor o trabalho de artistas da periferia.
Zeferina
iniciou sua carreira nos saraus e rodas de samba da zona sul de São Paulo em 2006. Passando pelo Samba da Vela como compositora e pelo Samba de Todos os Tempos como pastora. Cantando ao lado de grandes nomes do mercado musical. Atualmente segue em carreira solo em parceria com o selo da YB Music e direção musical de Maurício Tagliari. Integrante da ala de cantoras do Bloco Afro Ilú Obá de Min entre outros trabalhos desta mesma temática, destaca-se como backing vocal de Thiago El Niño. Ela canta sua ancestralidade e em cada letra e arranjo musical busca traduzir seu vínculo com as forças da natureza, que nos ronda e nos proporciona a vida. Em caminhos de superação constante, sua trajetória é marcada pela renovação. A cada mudança, suas asas crescem. Tem cada dia como um novo recomeço e as dores de ontem alimentam os sonhos de amanhã. É mulher preta como Resistência e Existência, RE-EXISTÊNCIA. É LivreGBT. Sua liberdade lhe dá o poder de SER a seu favor.
Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.