
Lançamento da PWR Records e Natura Musical antecipa álbum de estreia
Nesta quinta-feira (29), o projeto artístico Viridiana, de Bê Smidt, lançou seu novo single intitulado de 3×4. A faixa é um lançamento do selo fonográfico PWR Records juntamente com o projeto Natura Musical. 3×4 já está disponível nas principais plataformas de streaming de música.

Créditos; Ana Beatriz Vieira
Antecipando as expectativas para seu novo álbum, Viridiana lança seu novo single, 3×4. Com um vídeo clipe intimista que nos transporta diretamente para a vida noturna dos anos 80, a faixa traz uma sonoridade Funky Pop cativante, mesclada com camadas de sintetizadores que trazem uma sensação de amplitude para a mensagem de auto aceitação e empoderamento cantada por Viridiana.
“Quis contrapor essa ideia que é um tanto contemporânea com uma sonoridade muito retrô e super dançante. Eu tenho muitas referências do fim da década de 70 e início de 80, mas meu objetivo é sempre conseguir transpor isso pra cá, Brasil 2021. Por isso acabo brincando com manipulações na voz ou com alguns timbres que sejam mais contemporâneos, trazendo essa sonoridade trans-oitentista. No fim, gostei que o tom da música parece otimista, parece entender que criar infinitas eu’s é algo que pode nos engrandecer, e esse é um dos temas que vou abordar bastante no disco Transfusão”, comenta a artista sobre o projeto inteiramente composto e produzido por Viridiana.
Além de propor o debate de temas importantes, a existência de artistas como Viridiana representam que a pluralidade artística e a representatividade são garantias de que o cenário da música independente nacional ainda representa a liberdade criativa e individual, além de ser grande fomentador de discursos e causas de diferentes movimentos sociais que lutam todos os dias para serem ouvidos e respeitados.
“‘3×4’ surgiu enquanto eu pensava em como construímos as nossas próprias imagens e narrativas. Penso nesse lugar que ocupo como pessoa trans, de ter em meu corpo muitos gatilhos, muitas vivências que não quero mostrar, que quero deixar só pra mim. Ainda mais nesse pique de redes sociais e de se auto-vender, é muito nítido como a construção dessa imagem virtual acaba sendo terapêutica, e não só parte do meu trabalho. É como imaginar alguém que eu poderia ser, e viver naquilo ali enquanto navego, interajo, curto e compartilho. Por isso pensei nessa ‘rainha da câmera frontal’, como aquela pessoa que domina isso, que consegue se colocar nos pedestais mais altos e mais lindos e faz todo mundo acreditar, mas no fundo ela sabe que aquilo é tudo fake, tudo em pixels”, conta a artista.
3×4 vem antecipando o lançamento do próximo álbum da artista, que levará o nome de Transfusão e tem o lançamento previsto ainda para esse ano. O lançamento chegará através da PWR Records, um selo musical e produtora de eventos focados na difusão e promoção dos discursos femininos como potências criativas, não um gênero musical ou tendência de mercado. O álbum de estreia de Viridiana tem patrocínio do Natura Musical, que garantirá a finalização, gravação e lançamento do disco.
Viridiana
Viridiana é o projeto artístico de Bê Smidt, multiartista trans não-binária de Porto Alegre. Mesclando referências da canção brasileira com a música pop e eletrônica dançante, Viridiana canta sua vivência como pessoa trans, se camuflando nos sintetizadores e se descobrindo na voz. Em 2019, ela teve a estreia de sua carreira com o EP Androgênia e a performance audiovisual Anatômica, que foi indicada ao importante Prêmio Açorianos. Viridiana produz e compõe todas as suas músicas em seu home studio, sintetizando seus sons e suas verdades.
Assista ao clipe de ‘3×4’
quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.