Travessia é o novo single de Xavier em parceria com Soledad

Após estrear o seu projeto solo com a ótima mixtape “Mormaço” (2020), o músico e produtor Xavier colocou no mundo o novo single “Travessia”, uma parceria com a conterrânea Soledad. A faixa, que ganhou um videoclipe dirigido por Patrícia Araújo, reflete sobre acolhimento e esperança em momentos de grandes mudanças, como o atual.

Travessia traz questões existenciais a serem refletidas entre as batidas do dub e a sutileza vocal de Soledad, vibrando em uma atmosfera de esperança. “Fiz essa música num momento delicado, mas para quem está vivendo o que estamos passando, é muito fácil identificar. Travessia fala de força, de ter calma, entender o tempo das coisas, do silêncio e, principalmente, saber acolher a tristeza, sem perder a esperança”, explica Xavier.

A escolha do single mostra que o reggae vai além de um flerte no trabalho musical de Xavier, e como o artista parece ficar bem à vontade no estilo, que já aparece na primeira mixtape, no single “Jogo de Luz”, com participação da cantora sergipana Marcelle. Desta vez, Soledad assume a voz com inserções sutis de Xavier, que assina a produção musical em parceria com o produtor e músico cearense Klaus Sena.

Já, o videoclipe de “Travessia” foi inspirado na performance “Association Area” (1971), de Vito Acconci, em que o artista propõe a ampliação da percepção do outro em cena a partir da obstrução dos sons e da visão, com a utilização de vendas nos olhos e protetores de ouvidos, em “Travessia” foi proposto para Xavier e Soledad que ambos realizassem a mesma ação no set de filmagem.

“A performance de Vito Acconci traz elementos visuais muito fortes e me instigou a pensar nas relações com a música e também de como desenvolver uma narrativa não-linear para a ação. Muitas vezes é preciso silenciar certos estímulos para conseguir, de fato, enxergar caminhos e fazer travessias” Patrícia Araujo.

%d blogueiros gostam disto: