Sex Beatles se reúnem e lançam single duplo após 27 anos

Grupo que deixou uma marca ainda notória no cenário underground do Rio de Janeiro e ganhou destaque nacional em uma carreira meteórica, os Sex Beatles estão de volta para lançar duas faixas inéditas. Após 27 anos de hiato, o quinteto formado por Cris Braun, Ivan Mariz, Alvin L, Vicente Tardin e Marcelo Martins realizou seu aguardado reencontro ao gravar “Dance Comigo” e “Oui Je Regrette Tout” – esta última recebendo um clipe bem humorado ao estilo da banda. O lançamento do compacto não marca um retorno às atividades, mas tem motivo mais que especial: a chegada dos dois discos dos Sex Beatles – “Automobilia” (1994) e “Mondo Passionale” (1995) – celebrados até hoje, às principais plataformas de música.

Ouça “Oui Je Regrette Tout/Dance Comigo”: https://tratore.ffm.to/ouijeregrettetout

Assista a “Oui Je Regrette Tout”: https://youtu.be/wQR2Qkh-lFE

A reunião foi facilitada pelo aperfeiçoamento das gravações remotas, já que cada ex-membro reside em estados diferentes e gravou suas partes em home studios. O “lado A” do single duplo é “Oui Je Regrette Tout”, composta em um francês aprendido no colegial e cantada com sotaque, sob o ponto de vista de um estrangeiro se livrando de uma situação a três. A estética remete ao “yé-yé” francês dos anos 60, punk rock, power pop e ao estilo dos próprios Sex Beatles, que revertem – e pervertem – o clássico de Edith Piaf, “Non je ne regrette rien”

No lado B, “Dance Comigo” é uma canção sob o ponto de vista de alguém que é ignorado pelo objeto do seu desejo, até que vira sua única opção. O clima é de glam rock moderno. As novas canções retomam a sonoridade dos Sex Beatles incorporando a bagagem dos músicos após décadas de estrada, mas sem perder de vista as origens do projeto.

Formado em 1990 no Rio de Janeiro por Alvin L (guitarra, ex-Rapazes de Vida Fácil), Vicente Tardin (baixo, ex-Ethiopia e Coquetel Molotov), Marcelo Martins (bateria), Cris Braun (voz) e, nos primeiros shows, Dado Villa Lobos (Legião Urbana, então em um hiato da sua banda principal) com a intenção ser ser apenas uma banda de festas, o Sex Beatles logo atraiu  a atenção da mídia local, pelo som pesado das guitarras associado à batida tribal do glam rock inglês dos anos 70.

Fazendo shows em lugares inusitados como galerias de arte e festas de celebridades, logo surgiram convites de gravadoras. Dado Villa Lobos foi então substituído por Ivan Mariz (guitarra) e a banda passou a fazer shows no circuito mainstream carioca, em lugares como o Circo Voador. Os Sex Beatles escolheram gravar pelo selo RockIt!, do amigo Dado, com distribuição da EMI. Em 1994, foi lançado o debut “Automobilia”, com produção de Villa Lobos e sucesso de crítica imediato, levando inclusive à indicação de prêmios na MTV.

Depois de 1 ano e meio de turnê, a banda gravou o segundo álbum, “Mondo Passionale”, produzido novamente por Dado e dessa vez co-produzido por Carlos Savalla (co-produtor dos Paralamas do Sucesso) para a RockIt!, em associação com a Virgin Records. Com a recepção morna a esse novo trabalho, após a divulgação e realização dos shows, os Sex Beatles escolheram encerrar as atividades.

Cris Braun iniciou sua carreira solo e segue em atividade, tendo lançado em 2021 o elogiado disco “Quase Erótica”. Alvin L focou na sua carreira de compositor (Capital Inicial, Marina Lima, Milton Nascimento, Ana Carolina) e Ivan Mariz se voltou para a banda de blues Beale Street. Em 2011, os Sex Beatles foram tema do documentário “Memorabilia”, exibido na TV por assinatura e com presença no circuito de festivais.

Agora, o grupo celebra toda essa história com o lançamento digital de seus antigos trabalhos e canções inéditas que mostram a potência, a versatilidade e a irreverência de seus músicos. Os primeiros discos dos Sex Beatles e o novo compacto já estão disponíveis para streaming.

Ficha técnica

OUI JE REGRETTE TOUT   2:31

(Alvin L)

DANCE COMIGO   4:55

(AlvinL)

SEX BEATLES:

Cris Braun – Vocais

Ivan Mariz – Guitarras

Alvin L – Guitarras e Teclados

Vicente Tardin – Baixo

Marcelo Martins – Bateria

Produzido por SEX BEATLES

Mixado por Lourenço Monteiro

Masterizado por Matheus Gomes

CAPA:  Victor Ogro / Alamy

FOTO ARTE DIVULGAÇÃO: In House

CLIPE:

Direção e criação – Marcelo Martins

Edição e Motion – Pedro Paulo Batista

Arte e Telas – André Penido

Animação da telas – Moka Prochownik

Produção  – @farohub

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: