Série Sotaques do Brasil recebe Luana Bayô e Xeina Barros

Uma verdadeira viagem cultural pelo país, com destinos diversos e sonoridades ricas. Esse é o convite da série Sotaques do Brasil, que é exibida aos domingos, às 20h, no canal Music Box Brazil. O programa promove encontros criativos entre artistas de estados diferentes, porém com grande sintonia musical. Ao longo de sete episódios, 14 cantores e instrumentistas mostram a potência dos ritmos e sotaques nacionais e da cultura popular brasileira. Neste domingo, dia 18, é a vez das artistas Luana Bayô e Xeina Barros, ambas de São Paulo.

Luana Bayô é cantora, compositora e educadora paulistana. Dona de uma voz grave, potente e marcante, seu trabalho é fortemente marcado pela presença da música negra em diáspora. Realiza um forte trabalho na cultura popular brasileira apresentando ritmos como vissungos, sambas, jongos. 

No episódio, Luana recebe como convidada em um encontro inédito Xeina Barros. Natural de Piracicaba, interior de São Paulo, em sua estreia como cantora, Xeina, ainda criança, passou a integrar o grupo de tambu Batuque de Umbigada. A musicista é considerada referência na percussão, tanto por sua representatividade feminina, quanto pela excelência e pela personalidade impressas em seu estilo percussivo. O terceiro episódio de Sotaques do Brasil contou ainda com a participação do Grupo Umoja. 

A cada domingo, um artista se apresenta e recebe um convidado. Entre música e entrevista, surgem discussões importantes sobre suas origens, trajetórias e, claro, sotaques. Nos programas seguintes, Héloa (SE) se apresenta com Marco Vilane (BA) no dia 25/09. Já em outubro, é a vez de Manoel Cordeiro (PA) e Nayara Guedes (PA), no dia 02; Jéssica Gaspar (RJ) e Bruna Black (SP), no dia 09; e Clarianas (SP) com Ana Maria Carvalho (MA), encerrando a temporada no dia 16/10.

“A escolha dos artistas abrangeu em primeiro lugar a qualidade musical dos trabalhos, a diversidade de ritmos e estilos da música popular e a preocupação com a inserção de novos artistas, junto com outros já consagrados. Os artistas principais foram convidados pela direção artística e em parceria com eles foram selecionados os convidados. Como participação nos episódios, ainda tivemos inserção de grupos de cultura popular, com grupos e ritmos como o Coco de Pernambuco, Tambor de Crioula do Maranhão, o Samba de Caboclo, o Carimbó e o Lundu do Pará e o Samba de Roda da Bahia”, revela Sérgio Mendonça, da produtora Por do Som e curador e diretor da atração, que na sua primeira temporada teve artistas de Minas Gerais, Amapá e Paraíba, além de contar também com representantes de Maranhão, Alagoas, São Paulo, Pernambuco e Bahia.

O programa tem episódios inéditos exibidos sempre aos domingos, às 20h, com duração de 26 minutos e reprises às segundas às 8h, terças-feiras às 18h30 e quartas-feiras às 06h35. A classificação indicativa é livre. 

Serviço

Série Sotaques do Brasil – 2ª Temporada

Exibição: de 04/09 a 16/10, sempre aos domingos

Horário: 20h

Canal: Music Box Brazil

Como assistir: Canal 623 (HD) ou 123 da Claro TV, 145 da Oi TV e 637 da Vivo TV, e também na Box Brazil Play.

Classificação: Livre

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: