Encontros – Edição Vale Música: Roberta Campos lança vídeo com a Nova Orquestra

Projeto ‘Encontros – Edição Vale Música’ desenvolvido pela Agência Olga promove o encontro de grandes artistas com jovens músicos do programa liderado pelo Instituto Cultural Vale.

Roberta Campos em gravação para o projeto ‘Encontros Nova Orquestra - Edição Vale Música’

Roberta Campos em gravação para o projeto ‘Encontros Nova Orquestra – Edição Vale Música’ (Foto Foto Luis Martino)

Quarta-feira, 29 de setembro, às 16 horas, estreou no YouTube da Nova Orquestra o segundo vídeo da série “Encontros Nova Orquestra”, desta vez com a cantora e compositora Roberta Campos. A artista interpreta a canção “Minha Felicidade”, acompanhada por estudantes do projeto Vale Música, o baterista André Dea e a baixista Carol Navarro, da banda Supercombo. Os arranjos inéditos são de Ágatha Lima.

Projeto da Agência Olga, a Nova Orquestra foi criada para promover e democratizar a música de concerto. Para a realização do projeto, ela se uniu ao Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale que promove uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes e profissionais de grandes orquestras do país.

Para Roberta Campos, a participação do projeto serviu como uma injeção de ânimo e criatividade em tempos ainda difíceis para os artistas: “Eu gosto de ter essas experiências! Me abre o mundo, me renovam! Principalmente com orquestra, que é uma forma tão diferente de fazer música, de executá-las! É fundamental que a gente esteja sempre em movimento, criando coisas novas e, principalmente, aprendendo coisas novas. Sempre temos coisas novas a aprender, e é a curiosidade aliada à coragem de se arriscar em novas experiências que nos move e nos permite evoluir”, comentou a cantora.
Roberta Campos em gravação para o projeto ‘Encontros Nova Orquestra - Edição Vale Música’

Roberta Campos | Crédito: Luís Martino

O projeto Encontros Nova Orquestra visa incentivar a nova geração de músicos e arranjadores, em um período delicado para o setor cultural, com menos ensaios e apresentações presenciais nos teatros. O programa também se propõe a mostrar a versatilidade das orquestras, aproximando o público em geral dos concertos.

A primeira edição da série promoveu encontros virtuais de Di Ferrero e Roberta Campos com os adolescentes, onde eles puderam compartilhar suas experiências sobre carreira musical, dicas e histórias da estrada. Em seguida foram realizadas gravações individuais e à distância.

Sobre a Nova Orquestra:

Projeto criado pela Agência Olga em 2019, a Nova Orquestra tem o objetivo de promover a democratização e o acesso a peças clássicas e concertos, surpreendendo o público com sons inesperados. Já no primeiro ano de existência, a Nova Orquestra se apresentou no Game XP, o maior GamePark do mundo, e no palco Sunset do Rock in Rio, ao lado dos rappers Rael, Agir, Baco Exu do Blues e Rincon Sapiência.

Sobre o Programa Vale Música:

O Programa Vale Música é um projeto autoral do Instituto Cultural Vale. O programa é uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre estudantes de polos musicais em quatro estados – Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul – e profissionais das maiores orquestras do país. Ao todo, envolve cerca de 250 profissionais e mais de 1.000 alunos em intercâmbios, aulas e residências artísticas. São parceiras do Programa Vale Música a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), a Orquestra Ouro Preto, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Nova Orquestra, patrocinadas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Saiba mais sobre o Programa Vale Música em institutoculturalvale.org .

SERVIÇO
Lançamento vídeo Roberta Campos
Data: 29 de setembro
Local: YouTube Nova Orquestra

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: