O violão e a intenção d’um mundo melhor: ouça o novo EP de Pedro Casagrande

“O violão sozinho, sem outros elementos, você consegue sentir bem o que está acontecendo, sem maquiagem, o violão e a minha intenção.”

As dificuldades que todos passamos durante os últimos 24 meses renderam o EP “Mantras e Devaneios”, de Pedro Casagrande, que agora ganha a continuação, o Volume 2. Totalmente instrumental, as três canções apresentadas no compacto trazem luz por meio do dedilhado no violão de nylon do músico catarinense, que também é professor e doutor em Ciências do Movimento Humano, além de ministrar aulas de Yoga. O lançamento sucede o “Mantras e Devaneios – Volume 1”, lançado no primeiro semestre deste ano.

“Eu tive experiências em escutar e tocar mantras e decidi criar por meio dessa linguagem um projeto que me representasse como músico e que representasse minha história de vida. E decidi que fosse algo simples e verdadeiro, porque o violão sozinho, sem outros elementos você consegue sentir bem o que tá acontecendo, sem maquiagem, o violão e a minha intenção. A intenção é de levar um pouco de paz, um pouco de tranquilidade, de ajudar as pessoas a acalmar, ainda mais nessa época de pandemia e tudo mais. É chegar nas pessoas e causar algum benefício.”, explica Pedro Casagrande.

Essa forte relação com a música que o artista traz vem desde a infância, quando fazia as primeiras apresentações para os familiares, e mesmo na adolescência, quando começou a tocar em bandas de pop rock, sempre como guitarrista. De lá para cá, os caminhos da vida levaram Pedro Casagrande para o estudo da Educação Física, que se dedicou no Mestrado e Doutorado, na UDESC. Com o violão sempre no braço, ele chegou a estudar com grandes nomes da música catarinense, como Dudu Pimentel, Denis Warren e Hique D’Avila.

Pedro Casagrande - Mantras e Devaneios - Vol.2 (capa)

Pedro Casagrande – Mantras e Devaneios – Vol.2 (capa)

“Por isso que é muito orgânico para mim isso de estar falando sobre música porque eu vivo a música como parte de mim mesmo, para mim é muito mais do que um trabalho. É ajudar as pessoas por meio da música que é tão poderosa, que tem um papel tão poderoso! Você consegue se conectar com as pessoas, elas te escutam e se conectam com você e com elas mesmas, sem você estar presente.”, avalia Pedro.

Para alcançar a sonoridade simples e verdadeira do EP “Mantras e Devaneios – Vol.2”, contou com influências musicais de nomes do violão fingerstyle, como Andy McKee, Antoine Dufour e Calum Graham. Sempre buscando por afinações diferenciadas, técnicas e texturas criativas, também encontrou inspiração na música ambiente de Stevin McNamara e nos dedilhados no violão de nylon de Lenine, Jorge Drexler, Tó Brandileone e Dani Black.

“Durante o processo de gravação, nós não trabalhamos com métricas pré-definidas, por exemplo, gravar tantos compassos, usar metrônomo. Era passar o som bem e fazer um “take” de gravação passado, sentindo. Se ficou a energia, esse era o take final, sem grandes edições. Houve uma permissão de se colocar nesse lugar vulnerável, de não ter que estar tudo perfeito. O importante era sentir que a energia da música estava ali. A ideia até pela forma de captação, mixagem e masterização é que revelasse essa simplicidade do som real, fiel, orgânico, para que a pessoa escutasse da forma mais real possível o som do violão, como se estivesse na minha frente.”, finaliza Pedro.

O EP Mantras e Devaneios Vol.2 foi composto e interpretado por Pedro Casagrande e contou com produção musical, mixagem e masterização de Fábio Sung. A foto da capa, as fotos de divulgação e o material audiovisual são de Ângela Reck. A produção executiva é da Dalsasso Produtora.

Acompanhe Pedro Casagrande

Instagram: https://www.instagram.com/pedrocasagrande.yoga/

Facebook: https://www.facebook.com/pedrocasagrande.yoga

Site oficial: https://www.oyayoga.com.br/

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: