Selo abordará o protagonismo preto no estado em sessões com artistas independentes
Com o intuito de dar mais força e visibilidade para artistas nacionais negros da cena cultural do Rio Grande do Norte, o selo musical Nightbird Records promoverá neste domingo o Nightbird Sessions 2021- Especial Música Preta Potiguar. O evento acontecerá no dia 31/01 de maneira totalmente online pelos canais do Youtube e Instagram do selo.
Reunindo nomes como Quilombola Zu e Sueldo Soaress, o evento é uma iniciativa financiada com os recursos da Lei Aldir Blanc ou Lei de Emergência Cultural, que foi regulamentada em 29 de junho de 2020 e que prevê auxílio financeiro para o setor artístico/cultural nacional, além de receber o apoio da Fundação José Augusto, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal. O Nightbird Sessions promoverá não somente a exposição desses artistas como também promoverá o ecletismo do cenário musical potiguar que contribuirá para o fim dos estereótipos musicais construídos pela sociedade.
Não somente artistas, a session reunirá profissionais como: produtores culturais, técnicos de som e produtores audiovisuais negros, o que evidenciará ainda mais a necessidade de igualar as posições desses profissionais no mercado cultural do estado. O conteúdo da session será todo disponibilizado nos canais de comunicação do selo e os áudios das apresentações ficará disponível a público em fevereiro.
Conheça os artistas que participarão do festival
Jo Piter
Com uma mistura de estilos e junções de ritmos populares, Jo Piter agrega em suas composições desde a MPB ao blues e usa a arte como meio de expressão e resistência, de um modo original e forte. Natural de Recife-PE, reside em Natal-RN desde 2013 e há cerca de dois anos se apresenta no cenário independente potiguar. O músico de 22 anos busca transmitir seus sentimentos nas letras, compartilhando as dores, emoções e vivências de modo efervescente e empático.
Quilomba Zu
Quilomba Zu é Drag Queer, artista visual, performer, atriz, compositora e cantora. Desenvolve seus estudos principalmente na ressignificação do corpo preto-bixa como potência e agente transformador na sociedade, como também resgate de sua ancestralidade.
Sâmela Ramos
Sâmela Ramos é cantora de Jazz, Soul e R&B, radicada na cidade de Natal desde 2011, nascida na cidade de Guarulhos -SP, e foi lá onde conheceu a musicalidade preta mais perto, cantando em corais de música negra cristã, com influência dos corais norte americanos. Hoje sua música carrega essa influência do Soul, R&B e Spiritual que transbordou para o Jazz onde se encontra atualmente.
Sueldo Soaress
Artista presente na noite natalense desde os anos 80, consagrou-se por palcos, festivais e prêmios, como compositor e intérprete. Após passar pelo teatro em temporadas de sucesso, em 1986, participou do Projeto Pixinguinha, show que trazia Joyce, Clara Sandroni e Lazo Matumba como atrações.
Confira a programação
Nightbird Sessions 2021 – Especial Música Preta Potiguar
Data: 31/01 (domingo) – 12h (horário de Brasília)
Transmissão: YouTube e IGTV
https://www.youtube.com/c/NightbirdRecords/
https://www.instagram.com/nightbirdrecords/
Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.