Kalouv estreia EP experimentando os limites da distância

 

O EP, que conta com cinco faixas autorais e instrumentais, traz elementos experimentais como trilhas sonoras de games, post-rock e indie

Adaptar-se e entender os limites impostos pela distância, ressignificar os novos desafios e transformá-los em arte. É com esse mote que o grupo pernambucano Kalouv, que completa 11 anos de estrada, estreia o novo trabalho A Medida da Distância.

Com a produção musical assinada pelo próprio grupo, o EP também marca a estreia da nova formação da banda, que agora conta com o guitarrista Matheus Araújo. É neste trabalho cheio de peculiaridades e construído em grande parte do tempo à distância, que a Kalouv propõe um mergulho sobre as dinâmicas do sensível enfrentadas pelos integrantes no período de enclausuramento.  

A Medida da Distância fala sobre esta nova realidade, onde somos conectados por uma espécie de fio virtual. Tivemos que pensar em novos métodos para compor e todas as faixas se referem a isso, construindo uma narrativa sonora sobre um caminho para seguir no meio deste turbilhão”, conceituou o guitarrista Tulio Albuquerque. 

Diferente de Talho (2020), último lançamento do grupo que contou com a participação de Dinho Almeida do Boogarins e trouxe a primeira faixa com letra, A Medida da Distância (2021) volta a apresentar as vozes como texturas sonoras, com coros atmosférico, como nos discos anteriores Elã (2017) e no Pluvero (2014). Para isso, o EP ganhou os vocais de Katty Winne, do grupo alagoano de mesmo nome, e Victor Meira, da banda paulista Bratislava. 

Para criar essa atmosfera sonora, a Kalouv apresenta uma estética inspirada em trilhas sonoras de jogos e filmes, com elementos do post-rock, jazz, indie pop, entre outros gêneros. “Nossas músicas são feitas por muitas camadas, utilizando os sintetizadores como elementos de destaque, guitarras que passeiam entre riffs oitavados até a construção de texturas mais densas. A bateria e o baixo constroem um alicerce para toda essa brincadeira”, completou Tulio.

Apostando em uma estética visual como elemento complementar, o projeto gráfico ganha a assinatura de Pedro Mooniz, que criou uma identidade através de colagens e intervenções digitais. O lançamento contou com o apoio da Lei Aldir Blanc – LAB PE. 

 

Sobre a Kalouv

Kalouv é uma banda instrumental pernambucana formada por Basílio Queiroz (baixo),                Bruno Saraiva (teclado), Matheus Araújo (guitarra), Rennar Pires (bateria) e Túlio Albuquerque (guitarra). Em atividade desde 2010, já se apresentou em várias cidades do país e em palcos importantes como os do No Ar: Coquetel Molotov (PE), Bananada (GO), Móveis Convida (DF), Sonido (PA), Abril pro Rock (PE), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Dosol (RN), Sesc Pompeia (SP), Sesc Belenzinho (SP), CCSP (SP), Sesc Campinas (SP) e Guaiamum Treloso Rural (PE).

Além do EP A Medida da Distância, durante sua carreira, a Kalouv já lançou outros cinco trabalhos: Sky Swimmer (2011), Pluvero (2014), Planar Sobre o Invisível (2016), Elã (2017) e o single Talho (2020), com participação de Dinho Almeida do Boogarins. Fazendo uma música com grande caráter emocional, já passeou desde o post-rock no início da carreira até a new wave, synthpop e game music no último álbum de estúdio. 

 

%d blogueiros gostam disto: