
A canção “Trânsito de Marte” é uma das 12 vencedoras na categoria Música Popular e está tocando na Rádio MEC
No último sábado, dia 25, saiu o resultado do Festival de Música da Rádio MEC 2021. Foram mais de duas mil músicas inscritas na competição, que resultaram em 47 finalistas em quatro categorias: Música Instrumental, Música Clássica, Música Infantil e Música Popular – que foi a categoria que mais reuniu competidores e também, na qual a cantora, compositora e musicista Julie Wein venceu após ser a mais votada pelo público. No total, foram 12 vencedores, sendo que oito foram escolhidos pelo júri técnico e quatro pela audiência.
“Esse prêmio significa a realização de um sonho de infância e o começo de muita coisa boa! O Festival da Rádio MEC é essencial para a música brasileira e estou na maior felicidade por ter sido contemplada. É o reconhecimento nacional do meu trabalho, feito com tanta dedicação e amor”, comentou a cantora.
As músicas sagradas vencedoras já entrara na programação da Rádio MEC e também estão disponível na internet. O festival tem que como objetivo divulgar músicas inéditas e assim abrir espaço na programação da rádio para cantores, compositores e instrumentistas. A canção “Trânsito de Marte” abre o primeiro disco de Julie, “Infinitos Encontros” e é a música premiada que está tocando na MEC.
“Escrevi essa letra e música em 2018, quando aconteceram dois eventos astronômicos muito marcantes no Brasil em conjunção: o Eclipse Lunar e a super aproximação de Marte da Terra – que só se repetirá em 2035. Essa inspiração dialoga com a época da minha vida em que cursava Astronomia na UFRJ. Na gravação, tive a alegria de contar com o arranjo de cordas e produção musical de Victor Ribeiro, além do violoncelo do meu pai, Romildo Weingartner, e do violino da minha madrasta, Juliane Weingarter, o que deixou tudo ainda mais especial”, contou Julie.
O festival deste ano marca a primeira vez que é aberto a músicas de fora da região Sudeste, o Festival de Música da Rádio MEC, que está na sua 13º edição, mais que dobrou o número de inscrições este ano. No total, foram 2.095 músicas inscritas, batendo o recorde da edição do ano passado , quando foram 1.023 composições. Somente na categoria Música Popular, que teve a maior procura entre as categorias, foram 1.371 inscrições. Já em Música Instrumental, o número chegou a 408, seguidas por Música Infantil com 167 e Música Clássica com 148 composições inscritas.