Gabriel Grossi e Lenine se reencontram em novo single e clipe

O gaitista Gabriel Grossi recebe o parceiro de longa data Lenine para recriar uma música de “Arapuca”, álbum de 2007.

Gabriel Grossi e Lenine Chamego no Salão

Gabriel Grossi e Lenine se reencontram no single “Chamego no Salão” | Capa: Lucas Nishimura

O xote clássico “Chamego no Salão” ganha uma abordagem contemporânea com clima jazzístico e clipe feito em estilo de xilogravura.

Depois de se dedicar ao álbum “RE DISC COVER”, onde atestou sua versatilidade ao recriar canções do pop e do rock internacional, Gabriel Grossi retoma seu trabalho autoral com o disco “Plural”. O álbum receberá uma gama de convidados renomados e, após o primeiro single com Zélia Duncan, Lenine empresta seu vocal e carisma para a interpretação da faixa “Chamego no Salão”. A estreia da música inédita nas plataformas ganha também um clipe de animação. Este é um lançamento da Audio Porto.

Assista ao clipe de “Chamego no Salão”

Ouça “Chamego no Salão

“Chamego no Salão” é um xote clássico, porém gravado com uma roupagem contemporânea, e alia muito da tradição da essência do gênero nordestino a uma abordagem mais moderna com influência do jazz. A música marca a primeira parceria dos xarás Gabriel Grossi e Gabriel Moura (Farofa Carioca, Seu Jorge).

“Essa é uma música que eu gravei em 2007 no álbum ‘Arapuca’, onde eu caí de cabeça no universo do forró e na música nordestina. O que nasceu como um tema instrumental, recentemente ganhou uma letra linda escrita pelo meu xará, o talentosíssimo Gabriel Moura, amigo querido e sobrinho do saudoso Paulo Moura, que teve uma sensibilidade ímpar criando uma letra que tem tudo a ver com o clima da música. Resolvi trazer este som para o álbum ‘Plural’ dividindo um novo arranjo com meu parceiro de vida, o genial Eduardo Farias, que também ataca lindamente no piano junto com os craques André Vasconcellos (baixo) e Xande Figueiredo (bateria). E para engrandecer ainda mais, a gente tem a participação especial desse cara que é um dos meus grandes ídolos da vida. Sou fã incondicional do Lenine e eu não imaginei ninguém melhor que ele pra cantar essa música. Ele domina este universo musical como ninguém”, resume Gabriel.

Feito todo em animação inspirada em traços de xilogravuras, o clipe com direção e roteiro de Hiroshi Kuamoto ressignifica a letra da canção. Enquanto o personagem troca qualquer coisa para estar dançando um forró com a amada num desapego de bens materiais, a animação é protagonizada por pássaros em sobrevoo por paisagens urbanas e na natureza, criando assim uma leitura onde se personificam ambições, percepções e afetos diferentes dos humanos em relação à afetividade e ao passar do tempo.

Crédito: Ana Rezende

Entre ambientes naturais e urbanos, a animação conta a historia de Beni e seu amor incondicional por outro pássaro, Iti. Nessa história sobre encontros e ciclos, floresce um afeto tão simples quanto voar,  mas que se desprende de expectativas e ambições humanas.

Gabriel Grossi celebra uma trajetória pelos principais palcos do mundo. Indo do cancioneiro popular do país em “Brasileto”, estudo sobre a composição na música brasileira desenvolvido com Alegre Corrêa, até os covers multifacetados do novo disco “RE DISC COVER” – para citar apenas seus trabalhos mais recentes -, Gabriel Grossi coleciona parcerias, gravações e shows com grandes nomes da música. Entre eles estão Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Chico Buarque, Ivan Lins, João Donato, Dave Matthews, Djavan, Milton Nascimento, Dominguinhos, Beth Carvalho, Wynton Marsalis e os próprios Zélia Duncan e Lenine, que já apareceram nos singles do novo trabalho.

“Plural” é um projeto que celebra 21 anos de carreira do harmonicista, compositor e produtor. O álbum destaca não somente seu já conhecido virtuosismo, mas principalmente seu lado de compositor, letrista e produtor. Grossi vai ao encontro de diversos artistas nacionais e internacionais oriundos de várias culturas em busca de um intercâmbio sonoro único. A construção de uma atmosfera musical a partir da junção de diferentes sotaques, composições inéditas, o cuidado único com a produção, sua marcante assinatura e a dos convidados constroem esse universo “plural”.

Assista ao clipe “Nosso Amor Vadio”

Entre os convidados, além de Duncan e Lenine, o trabalho irá contar com nomes como Ed Motta, Jacob Collier e Hermeto Pascoal, todos aparecendo em composições inéditas e que o público poderá conhecer ainda no primeiro semestre.

Enquanto isso, é possível conferir “Chamego no Salão” nas principais plataformas de música e no canal de Gabriel Grossi no YouTube.

Ficha técnica

ARTISTAS:

Gabriel Grossi e Lenine

MÚSICA:

Chamego no Salão

Composição e autoria: Gabriel Grossi / Gabriel Moura

Áudio:

Gabriel Grossi – Harmônica

Lenine – Voz

Eduardo Farias – Piano

André Vasconcellos – Baixo

Xande Figueiredo – Bateria

Produção Musical e Arranjos: Gabriel Grossi e Eduardo Farias

Engenheiros de Gravação: Fabrício Matos e João Ferraz

Mixagem: Fabrício Matos

Masterização: Rafael Hauck I Audio Porto

Arte de Capa: Dudu Serra

Música gravada em fevereiro de 2020 no Estúdio 2 e Estúdio Lontra, Rio de Janeiro/RJ

Vídeo:

Direção e Roteiro: Hiroshi Kuamoto

Concept e Ilustrações: Gio Pereira

Animação e 3D: Andrei de Nes

Direção de Produção, Consultoria Gráfica e de Animação: Douglas Renê Barra

Projeto:

Lançamento: Audio Porto

Direção Executiva: Adriana Vargas

Direção de Arte: Elisa Baroni

Marketing e Estratégia: Adriana Vargas e Lúcio Brancato

Produção Executiva, Gestão de Redes e Análise de Dados: Heigor Martins

Comunicação e Assessoria de Imprensa: Lúcio Brancato

Assessoria de Imprensa Brasil : Build Up Media

Conceituação de Produto: Tiago Souza

Projeto Gráfico de Divulgação: Lucas Nishimura

Vídeos Making Of: Ana Rezende e Marcelo Costa

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: