Fluhe lança ‘Travessia’, seu primeiro single de 2021

O projeto de música experimental e instrumental é liderado pelo artista Chico Leibholz 

No cenário atual da nossa música independente, a Fluhe é um dos projetos experimentais mais exemplares e admiráveis quando o assunto é dizer muito sem necessidade de verbalizar. Mesmo que instrumentais, cada canção chega aos nossos ouvidos como se nos convidasse a refletir sobre algo. Em tempos tão violentos, somos convocados pelo poder das melodias a pensarmos sobre o nosso lugar, como seres que, juntos, representam uma sociedade historicamente ensanguentada. A cada nota, ‘Travessia transmite uma energia como quem questiona: o que estamos deixando para o mundo com a nossa passagem?

Além da música, Chico Leibholz, artista que faz a Fluhe acontecer, escolhe usar as palavras para expressar um pouco do significado de ‘Travessia‘ e as motivações por trás dela. No início de um texto tão forte quanto a faixa, ele diz: “Quando suas matrizes ancestrais são trazidas em marcha forçada de um continente, toda travessia é uma caminhada a partir do que se foi imposto para ser“; e termina com um resumo sobre a canção: “É sobre vida, morte, ética, de expandir um labirinto mental, é sobre aprender a pensar a sua travessia“.

Leia o texto completo de Chico Leibholz, sobre ‘Travessia’:
Se imagine em um quarto escuro com apenas uma pequena fresta de luz vinda por entre as tábuas de madeira.
Por dias.
Há dias.
Ferido, cagado, sem entender como foi parar ali.
Caçado feito bicho.
Pra servir.
Pra morrer.
Quando suas matrizes ancestrais são trazidas em marcha forçada de um continente, toda travessia é uma caminhada a partir do que se foi imposto para ser.
A falsa esperança de uma ponte entre dois mundos quase tende a se esvair, mas lutando e resistindo, se impondo e retomando o que te foi tirado, consegue-se de fato focar em um caminho menos feroz.
Resignificando uma identidade como uma experiência poética do tempo, extraindo a melancolia e a passividade com notas ao invés de falas, recolocando tudo no seu devido lugar.
Uma busca de unidade como ser, quebrando estigmas causados por tantos anos de opressão devido ao etnocentrismo e sofismas que perpetuam até hoje.
É sobre vida, morte, ética, de expandir um labirinto mental, é sobre aprender a pensar a sua travessia.

É claro que sua estética confortável e relaxante a faz ser ideal para entrar naquelas playlists satisfatórias para qualquer momento do dia, mas ‘Travessia‘ surge como algo a mais: um produto de luta e resistência. As inspirações por trás de canções como essa poderiam ser outras se, no passado, as travessias tivessem sido diferentes. As estradas que nos fizeram chegar até aqui, onde estamos, foram manchadas por sangue, ódio e marginalização. Que, apesar de tudo que ainda vivemos, possamos cumprir nossa travessia pensando em nosso bem, e no bem dos nossos.

Escute ‘Travessia‘, o novo single da Fluhe

Selo: Alcalina Records

Bateria, baixo e guitarra: Chico Leibholz

Guitarras: Lucas Lippaus

Mix e master: Chico Leibholz

Capa: Rafa Bulleto

Álbum ‘Sobre Nós‘ (2020)

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter. Participe do nosso canal de comunicação no Discord.

%d blogueiros gostam disto: