Depois de 14 anos, Colligere lança novo single, ouça Lugar Algum

Como é lançar material novo depois de tanto tempo? Pro Colligere foi a arte de se renovar

O novo single do Colligere, depois de 14 anos sem material inédito, é um mix de emoções sensoriais, misturando rapidez, densidade, peso e diversas camadas. Esse é o tom de Lugar Algum, primeira música que precede o novo disco da banda curitibana e que será o sucessor do incrível Palavra, lançado em 2007.

A banda é hoje formada por Brunno Covello (guitarra), Gabriel Covello (baixo), Artur Roman (guitarra), Rodrigo Ponce (vocal) e agora com Tiago Barbosa na bateria. Juntos, iniciaram ainda em janeiro de 2020 a produção das novas canções em São Paulo, no Estúdio Costella com os produtores Gabriel Zander (Zander e Radical Karma) e Cyro Sampaio (Menores Atos).

Após o lançamento do disco Palavra a banda anunciou um hiato, permanecendo longe dos palcos até 2011. Após o “show de reunião”, o grupo realizou apresentações esporádicas e nos últimos anos surgiram rumores de novos lançamentos, o que se concretiza no dia de hoje.

Colligere Novo Single

Arte da capa: Rodolfo Garcia (@rodolfoegarcia)

Sobre o novo single do Colligere

A música inicia com um riff que remete a uma leve calmaria, o que dura pouco, pois logo em seguida o ouvinte é levado a um estado de grande êxtase pela velocidade do puro hardcore. No primeiro minuto de música é possível desfrutar de toda a dinâmica da canção, que fala sobre caminhos, lugares e escolhas que fazemos ou somos levados a fazer e a sensação de pertencimento ou não a algum lugar.

E antes mesmo de 1min30, já temos uma das grandes surpresas musicais dessa nova fase da banda: backing vocals melódicos (será que vieram para ficar?).

E agora a loucura, vem novamente uma reflexão (não que ela tenha deixado de existir em algum momento da música, mas agora a sonoridade de puxa de volta). O Refrão dessa canção traz uma velha sensação, conhecida dos antigos fãs e que fez a banda ter sua marca mais forte, que é o momento em que todos podem cantar (ou gritar) de forma mais emocionada e junto com a banda.

Os versos trazem temas, além dos mencionados acima, como união, companheirismo e fortalecimento entre as pessoas, pois é como se nada pudesse ser alcançado verdadeiramente sozinho ou de forma individual, pois precisamos compartilhar pensamentos, sentimentos e atitudes. Além disso, é possível reconhecer críticas não só a forma de vida atual, como o sistema ao redor, que impacta nossa vida em sociedade e no nosso trabalho diário.

Nada que seja uma novidade para os fãs mais antigos da banda, já que as letras de Rodrigo sempre foram marcantes, com fortes traços líricos e que se complementam conforme o andamento da música.

Produção

A supervisão e olhar clínico de Gabriel e Cyro foram fundamentais para o que o Colligere apresenta em ‘Lugar Algum’ e que apresentará nas próximas músicas – mais dois singles estão confirmados para sair em maio e junho. ‘Lugar Algum’ é um lançamento da Flecha Discos com apoio da Powerline Music & Books Tedesco Mídia.

“A banda deu um passo a diante, além do limite e fizemos algo diferente. Tivemos tempo de compor, o que nos possibilitou explorar detalhes nos instrumentos e vozes”, comenta o Colligere sobre ‘Lugar Algum’.

Letra – Lugar Algum

Deve haver uma palavra pra sensação de que o mundo vai desmoronar

Vagamos por uma terra desconhecida
Errado por caminhos traçados por outros pés

Não reconhecemos as marcas deixadas nessa trilha
Não reconhecemos as marcas em nossos corpos

Mas nós vamos buscar
Uma cartografia que invente outras formas de se deslocar
Uma economia que invente diferentes formas de se produzir

Do outro lado, era um campo aberto
Ainda sem destino
Como se o mundo acabasse ali

E eu não vou a outro lugar algum sozinho
Então, por favor, me diga
Todas as maneiras tortas

Pelas quais as coisas passam na sua cabeça
Eu sei que não foi por mal
Eu sei que você tentou me falar

Do outro lado, era um campo aberto
Ainda sem destino
Como se o mundo acabasse ali

Pelo que foi, contra o que foi
Anuncia o que será
O que foi… não mais será!

O hábito é o que torna o mundo habitável
Você refaz o caminho e encontra tudo em seu lugar
O hábito nos transforma

Se há um lugar pra ir, há pegadas
Se há uma escolha, existe uma história pra contar
Em cada memória, a chance de recomeçar

Novo single do Colligere – Lugar Algum

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: