
Sem perder o fôlego, Buena Vista Social Club ganhará uma reedição especial, com registros audiovisuais inéditos, remasterizações em alta qualidade e faixas nunca antes lançadas pela BMG celebrando os 25 anos de sua gravação
Quando na década 1990 o músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista norte-americano Ry Cooder reúnem no Estudios de Grabación EGREM lendas da música cubana, nascia um dos projetos de maior êxito na música mundial, o Buena Vista Social Club.
O registro da reunião de antigos amigos que dividiram durante anos o palco do mítico clube musical em Havana tornou-se uma obra sem precedentes na documentação audiovisual. Reunindo nomes como Compay Segundo, Ibrahim Ferrer e Omara Portuondo, as faixas gravadas em estúdio na capital cubana são de clássicos do songbook nacional.

Crédito: Susan Titelman
Em comemoração as bodas de prata da reunião desse verdadeiro olimpo cubano, a gravadora BMG traz uma bela reedição do álbum, que além de trazer as faixas originais remasterizadas, também nos brinda com lançamentos inéditos.
“O Buena Vista Social Club reuniu grandes músicos da época de ouro da música cubana e levou a nossa música tradicional para o resto do mundo. Além disso, me permitiu ser reconhecido internacionalmente pelos sones, guarachas e boleros que fazia desde jovem. Também me fez reconectar com músicos que eu admirava e com sua grande experiência. Buena Vista nos uniu através da música, e éramos uma família bem administrada. Neste 25º aniversário, iremos recordar com merecido orgulho aquelas grandes lendas que sempre estarão presentes entre nós. Celebraremos com alegria o legado do Buena Vista Social Club e a tradicional música cubana”, conta Eliades Ochoa.
O CD Buena Vista Social Club ganhou o prêmio Grammy de Melhor Performance Latino-Americana, em 1998; e o filme foi indicado ao prêmio Oscar de Melhor Filme Documentário, em 2000.

Crédito: Ebet Roberts
Após apresentar versões de clássicos cubanos como “Vicenta” e “Saludo Compay” pela primeira vez, agora está disponível em todas as plataformas de música uma versão para o icônico bolero “La Pluma”. A faixa chega junto de um vídeo com imagens das sessões de Havana em 1996, feitas por Susan Titelman.
Ouça “La Pluma”: http://worldcircuit.lnk.to/BVSCLaPluma
Uma placa em Cuba diz que a Revolução é eterna, assim podemos dizer que é também o histórico registro de Compay e seus companheiros no lendário disco que agora celebra 25 anos.
Confira a pré-venda de “Buena Vista Social Club – 25th Anniversary Reissue”: http://worldcircuit.lnk.to/BVSC25
Buena Vista Social Club: é um grupo de músicos cubanos fundado em 1996 para reviver a música da Cuba pré-revolucionária. O projeto foi organizado pelo executivo do Circuito Mundial Nick Gold, produzido pelo guitarrista americano Ry Cooder e dirigido por Juan de Marcos González. Eles deram ao grupo o nome de um clube de membros homônimos no bairro Buenavista de Havana, uma casa de shows popular na década de 1940. Para mostrar os estilos populares da época, como son, bolero e danzón, eles recrutaram uma dezena de músicos veteranos, muitos dos quais estavam aposentados há anos. Vários membros sobreviventes, como o veterano cantor Omara Portuondo, o trompetista Manuel “Guajiro” Mirabal, o laúd player Barbarito Torres e o trombonista e maestro Jesús “Aguaje” Ramos atualmente viajam pelo mundo, com aclamação popular, com novos membros como o cantor Carlos Calunga e o pianista Rolando Luna, integrantes de uma banda de 13 integrantes chamada Orquesta Buena Vista Social Club.
Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.