Banda AL9 nos embala na positividade de “Ei, Susie”

Com produção retrô característica do duo, novo single da Banda AL9 traz mensagem de confiança de otimismo e marca evolução no processo de musical dos irmãos Khouri.

Banda AL9 Ei, Susie

Crédito: Sergio Massa

Suave e leve como uma tarde no campo. É nesta atmosfera que chega o country pop “Ei, Susie”, da Banda AL9, às plataformas digitais nesta sexta-feira (10). Com produção retrô – característica do duo –, o novo single dos irmãos Matheus Khouri, 23 anos, e Thiago Khouri, 21 anos, traz uma mensagem positiva e de confiança, além de um videoclipe lançado no mesmo dia,  no canal da banda no YouTube.

“Ei, Susie” é uma das nove faixas do novo álbum da banda “Um Dia Longo”, que será lançado ainda neste ano. Apesar do título, Susie não faz referência a uma pessoa específica, mas exemplifica um nome a quem a mensagem é endereçada.

“Essa é uma canção que fala para as  terem mais confiança nelas mesmas, terem mais fé e seguirem em frente”, comenta Thiago Khouri, vocal e baixista da banda que tem como inspiração nomes como Elvis Presley, The Beatles, Simon & Garfunkel, Ritchie Valens, Little Richard, Everly Brothers, Led Zeppelin, Queen e muitos outros.

A nova canção, ainda, marca um momento de amadurecimento e evolução dos músicos que lançaram seus primeiros singles em 2018 e alcançaram mais de 220 mil streams com o primeiro EP “Isso é AL9”, lançado em 2019. “Não só na parte sonora, mas na letra também, ‘Ei, Susie’ deixa aparente nossa evolução como compositores, arranjadores, produtores e músicos. A música conta com mais instrumentos, solos de guitarra, instrumentos de percussão, de sopro e aberturas vocais mais elaboradas”, afirma o vocalista e guitarrista Matheus Khouri. Junto do irmão, Matheus é responsável pela gravação e produção completa do single com elementos retrôs.

Ouça “Ei, Susie”

Produção retro marca o trabalho do duo AL9

Banda AL9 Ei, Susie

Crédito: Sergio Massa

Com um estúdio pessoal, o AL9 Records, todos instrumentos foram tocados pelos próprios artistas, com exceção da bateria, gravada por Caio Pimentel. A produção conta com instrumentos de renome e produção retrô, passando por uma mesa de som analógica britânica da Soundcraft e captado por um gravador de rolo Akai dos anos 70.

“A bateria utilizada foi uma TAMA microfonada com clássicos da Shure”, conta o baixista da AL9. “As guitarras e violão, gravados pelo Matheus, foram a Rickenbacker 325, mesmo modelo utilizado por John Lennon nos Beatles, a Epiphone G-1275 Double Neck e um Gibson J200. As guitarras foram utilizadas em um ampliador valvulado VOX, microfonado com os clássicos da Neumann e Shure e o violão foi captado com os mesmos microfones”, explica Thiago, que usou um baixo Hofner 5000/1, de 1967, modelo parecido com o do Paul McCartney dos Beatles, em um amplificador Hartke.

Assista o videoclipe “Ei, Susie”

Na produção, os irmãos ainda destacam as singularidades que acompanham o processo, por utilizarem um gravador de rolo.

“Isso impossibilita a utilização de correções posteriores as gravações, como edições de bateria, afinações de vozes. Nada disso foi usado, assim como era feito antigamente”, afirma Thiago.

Para ambientar e materializar a mensagem otimista e positiva da canção, a locação escolhida para o videoclipe de “Ei, Susie” foi a Fazenda Ribeirão, em Jundiaí. “Foi muito difícil encontrar um lugar como este, pois queríamos uma fazenda grande e livre para nós, sem mais ninguém. No clipe aparecemos fazendo algumas atividades, vivendo um dia no campo, em paz, em contato com a natureza”, diz Matheus. As imagens foram captadas por Sérgio Massa.

Banda AL9 Ei, Susie

Crédito: Sergio Massa

Banda AL9: formada pelos irmãos Matheus Khouri, 23 anos, no vocal e na guitarra e Thiago Khouri, 21 anos, no vocal e no baixo. Os três primeiros singles, lançados em 2018, foram elogiados por Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles na época. Os meninos já foram elogiados também pelo Silvio Brito, cantor Gilliard, pelo pessoal da banda Renato e Seus Blue Caps.  Em 2019, AL9 lançou um EP com sete faixas autorais, chamado “Isso É AL9”, que foi gravado no estúdio particular da banda, o AL9 Records. O álbum atingiu mais de 220 mil streams no Spotify e está tocando em várias rádios do mundo, como rádios no México, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Espanha e outras. No mesmo ano, a banda fez cinco shows no festival Abbey Road On The River, no estado de Indiana, nos Estados Unidos. Um festival que junta as melhores bandas do mundo, tocando muito Rock and Roll e onde já se apresentou a lendária banda, The Beach Boys. Eles também participaram, no mesmo ano, do Santa Bárbara Rock Fest, em Santa Bárbara d´Oeste, SP, um dos maiores festivais de Rock do Brasil.  Além da Banda AL9, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Frejat e muitos outros tocaram. Recentemente, lançaram o clipe da música “Eu Quero Navegar” e, no TikTok, a #EuQueroNavegar já passou de 1 milhão de visualizações. AL9 também participou da Live do Pedro Caxa, criador do jogo Camp Wars, uma das maiores do Brasil no TikTok.

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: