andre L. R. mendes se inspira em Dom Quixote no seu novo single

Um encontro entre o folk e a música brasileira marca “A Vida do Herói”, canção narrativa de andre L. R. mendes que segue os trabalhos do músico baiano para este ano. O prolífico artista segue construindo sobre sua trajetória solo em composições que mesclam musicalidade e contação de histórias, ritmo e poesia. A letra buscou inspiração na clássica saga do cavaleiro andante Dom Quixote para descrever a história (ora trágica, ora cômica) compartilhada por todos os heróis da história humana. A faixa já está disponível nas principais plataformas.

A composição ambiciosa partiu dos versos para a música. Embora a letra grandiosa possa parecer desafiadora, foi no momento de traduzir aquela narrativa em arranjo que andre teve sua tarefa mais árdua. Sem refrões, pontes ou frases de efeito, “A Vida do Herói” se torna uma saga por si só e, em apenas quatro minutos, conta as desventuras de um personagem universal que busca superar as dificuldades do caminho – apenas para encontrar seu algoz e não ter o final feliz prometido.

“Depois de tentar, um, dois, três arranjos e quase desistir de gravar essa composição, percebi que o mais importante dessa música  era a letra e que o arranjo deveria ser o mais minimalista possível pra não desviar a atenção. Afinal, uma canção que não tem nenhuma frase que se repete já diz obviamente o que mais importa nela”, reflete andre.

A ligação entre a música e a literatura são recorrentes no trabalho de mendes – como é o caso de “Teto de Estrelas”, single inspirado por “Jubiabá”, romance do conterrâneo Jorge Amado. Já “A Vida do Herói” faz uma jornada mais distante, no tempo e espaço, até a mitologia literária do Cavaleiro Andante e seu maior expoente, a saga quixotesca.

“Eu quis falar do ‘mito do herói’ que, apesar de ser  levado por sentimentos nobres, é sempre mal interpretado e, muitas vezes no decorrer da história humana, condenado à forca, à cruz ou à cadeia… Mas conforme a inspiração do livro de Cervantes, eu uso uma linguagem leve e até bem humorada”, conclui. 

O single se une aos demais já revelados do álbum “Rimado”. Este será o nono trabalho de estúdio de andre L. R. mendes em sua carreira solo. O músico de Salvador tem uma longa carreira desde os anos 90 que conta com oito álbuns, um EP, uma coletânea e uma série de singles. Foi integrante da banda Maria Bacana, revelação nos anos 90 e que fazia parte do casting do selo Rock It! de Dado Villa-Lobos. Com o fim do grupo, se voltou para se reinventar artisticamente, deixar o rock de lado e abraçar uma musicalidade mais leve e depurada, próxima da MPB com cuidado ao formato canção. Seu último álbum é “O Rei dos Animais”, de 2021.

Assim como em boa parte de sua carreira solo, andre cuida de todo o processo criativo, da composição à capa do álbum, cantando, tocando, produzindo e fazendo videoclipes enquanto planeja já os próximos projetos. Assim como as canções do novo disco já lançadas “Beatriz”, “O Samba do Homem Comum”, “Beleza Baiana” e “Peixe Pequeno”, “A Vida do Herói” está disponível nas plataformas de música.

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: