A modernização do jazz em novo álbum do Trovão Rocha Trio

*Texto de Juliana Marques

De Florianópolis (SC), o Trovão Rocha Trio lança seu álbum debut, “Sobre a Lua e os Passos”. O projeto instrumental traz sinfonias experimentais e ritmos que dão frescor às melodias em uma atmosfera urbana e reflexiva. O grupo é liderado por Trovão Rocha, baixista conhecido na cena de música na Ilha, promovendo shows de música instrumental na capital, como o Laboratório Instrumental. Além de ter trabalhado junto a nomes como Marelua, François Muleka, Marissol Mwaba e Watchout Out Jazz Quartet. O lançamento já se encontra disponível em todas as plataformas de streaming.

“Esse é o primeiro passo do projeto, ele deixa de ser uma ideia e se torna uma ‘coisa’. O single e faixa título do disco, Sobre a Lua e os Passos, sintetiza bem a sonoridade do disco. Como grupo, acho fundamental para nós termos um registro, um cartão para quem ainda não conhece a gente, como uma foto sonora do que a gente já construiu naquele momento. Como compositor, fico pulando de saber que vou poder compartilhar minhas músicas, meu jeito de ver o mundo com mais pessoas.”, declara Trovão Rocha.

Reconhecido por tocar de uma maneira diferenciada, utilizando baixo como um instrumento harmônico, Trovão Rocha atuou ao lado de vários importantes instrumentistas do cenário nacional, tais como Filó Machado, Jota P. Barbosa, Vinícius Chagas, Paulo Calasans (Djavan), Nelson Faria (João Bosco, Ivan Lins, Cássia Eller), Robertinho Silva (Tom Jobim, Milton Nascimento, Chico Buarque), Sergio Coelho, Toucinho Batera, Vinicius Dorin (Hermeto Pascoal, Banda Savana, Gal Costa) e Alegre Corrêa.

“É sempre difícil falar de influências quando a gente está no meio da música instrumental improvisada, porque é uma dedicação de vida ouvir música e se influenciar pelas mais distintas, se aprofundar em diferentes culturas musicais, se influenciar pelo máximo possível.”, avalia Trovão.

Alguns trabalhos que influenciaram o álbum “Sobre a Lua e os Passos” foram: “Way out West”, do Sonny Rollins (1957); “Back East”, do Joshua Redman (2007); “Heritage”, do Lionel Loueke (2012); “Three”, do Matt Garrison (2004); “American Elm”, do Janek Gwizdala (2016); “Coisas”, do Moacir Santos (1965) e “A Saga da Travessia”, de Letieres Leite (2016) e “Rasif”, de Amaro Freitas (2018)

Com influências de Lionel Loueke, Matt Garrison e Janek Gwizdala, as faixas possuem a característica marcante da banda, o contrabaixo, além de mergulhar nas mais diversas culturas musicais envolventes que despertam sensações ao ouvinte. Com 8 faixas autorais e uma regravação inédita instrumental da música “Fado Tropical”, de Chico Buarque. Já sua banda, Trovão Rocha Trio é composta por Trovão Rocha (baixo elétrico), Victor Bub (bateria) e Sebastian Cavallaro (sax alto).

A produção visual do trabalho conta com a direção de Arte de Alice Assal, Identidade visual por Isadora Machado, Fotografia e Filmagem por Renata Gordo.

Ficha técnica

Produção Musical: Trovão Rocha e Francis Pedemonte

Produção Executiva: Luanda Wilk

Direção de Arte: Alice Assal

Identidade visual: Isadora Machado

Gravação e mixagem: Francis Pedemonte

Concepção e direção audiovisual: Renata Gordo

Edição e Montagem audiovisual: Francis Pedemonte

Masterização: Reference Mastering Studio (Homero lotito)

Fotos da banda: Renan Casarin

Gravado pelo Francis Pedemonte na Casa da Flora — Florianópolis/SC (janeiro/fevereiro de 2019).

Trovão Rocha - Sobre a Lua e os Passos (capa)

Trovão Rocha – Sobre a Lua e os Passos (capa)

Acompanhe o Trovão Rocha Trio

Facebook: https://www.facebook.com/trovaorochapage

Instagram: https://www.instagram.com/trovaorocha/

YouTube: https://www.youtube.com/trovaorocha

Linktree: https://linktr.ee/trovaorocha

Quer conhecer mais? Visite a Cabana Da Música. Siga nosso conteúdo no Instagram e no Twitter.

%d blogueiros gostam disto: